terça-feira, 1 de maio de 2012

Varejo amplia lojas em Iguatu


O novo estabelecimento consiste na ampliação de uma unidade da Zenir, que adquiriu uma loja que atuava no setor

Iguatu. Esta cidade dispõe de uma nova loja da rede de eletrodomésticos Zenir. É a maior da região Centro-Sul, com amplo espaço e dois pavimentos. Instalada no centro comercial, tem oferecido aos seus clientes maior variedade e quantidade de produtos. "Era um objetivo da empresa, que agora foi concretizado", observou o diretor superintendente do grupo, Francisco Bento de Souza.

Na prática, a nova loja é a ampliação da antiga unidade, que foi reformada após a aquisição da loja Mathias, que também comercializava eletrodomésticos. Agora, os clientes dispõem de mais espaço e conforto, em um ambiente climatizado, com oferta de mix de itens.

Mesmo com a ampliação, a direção da empresa decidiu manter duas lojas em Iguatu. A outra funciona no prédio reformado das antigas Casas Pernambucanas, também na área central da cidade. A ideia é manter mais opções para os clientes locais e de Municípios da região.

Início

A empresa começou nesta cidade, em 1992, com uma loja pequena que comercializava colchões e bicicletas. Aos poucos, o empresário José Alves de Oliveira (Zenir) foi ampliando a oferta de produtos e, com um jeito simples e peculiar, foi conquistando a clientela. Antes, havia trabalhado na roça com o pai, no Município de Jucás. Depois, como vendedor em uma loja de eletrodomésticos pertencente ao tio, João Alves. Adquiriu experiência e decidiu abrir o próprio negócio, que prosperou e está se espalhando por todo o Estado.

Hoje, a rede de eletrodomésticos Zenir ocupa a terceira posição no Ceará e é uma das 100 maiores do Brasil. São 23 unidades no Interior, cinco na Capital e uma na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). No ano passado, após meses de negociação, o grupo Zenir adquiriu a rede de lojas Mathias, que pertencia ao empresário Edvane Mathias, do Grupo Tubform/Madform (indústrias de móveis de aço e madeira instaladas nesta cidade).

Foram adquiridas oito lojas da Mathias, nas cidades de Iguatu, Icó, Cedro, Tabuleiro do Norte, Parambu, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Tauá. Essas três últimas faltam ser reabertas. "Vamos, até o fim deste ano, reabrir dez novas lojas, incluindo as três que pertenciam a Mathias", explicou Bento de Souza.

Para o empresário José Alves de Oliveira, 2012 será o ano de expansão e consolidação da rede no Ceará. E quando serão abertas lojas fora do Ceará? "Quando estivermos presentes em vários Municípios do Estado, alcançarmos todas as regiões", explicou Zenir. É provável que essa decisão ocorra em 2014.

Hoje, a rede Zenir gera 1.611 empregos diretos. Em Iguatu, as duas lojas e mais o Centro de Distribuição Zenir (CDZ) emprega diretamente 340 funcionários. Em 2011, foram comercializados 1.067.649 itens na rede varejista. Para este ano, a expectativa de crescimento da empresa é de 12% a 15%, apesar do mercado permanecer aquecido e a concorrência cada vez maior.

Para Bento de Souza, o segmento de eletrodomésticos tem crescido em face do aumento da demanda para a chamada linha branca (geladeira, fogão, micro-ondas), impulsionado pela redução de taxas do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) e pelo crescimento da linha marrom (TVs de LCD e LED).

Atuação

23 unidades da Zenir existem no interior do Estado, além de outros cinco estabelecimentos na Capital e uma na Região Metropolitana de Fortaleza

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.