Longin no Blog Aqui

domingo, 1 de julho de 2012

Ciro Gomes agride estudante em convenção do PSB no Crato


A convenção do PSB cratense, realizada ontem (29) no Crato Tênis Clube, foi iniciada com cerca de quatro horas de atraso e foi palco de muitos tumultos e protestos. A espera pelas presenças do governador Cid Gomes e do ex-ministro Ciro Gomes, além do atraso, criou um clima de tensão entre os presentes pela falta de informação.
Com a chegada do governador e sua comitiva, inicialmente no Salão de Atos da URCA, que se transformou numa praça de protestos, o ex-ministro Ciro Gomes, colocou-se na posição de enfrentante e acabou agredindo o estudante do terceiro semestre de direito, Mateus Sibra. O motivo da agressão teria sido a menção, feita pelo estudante, ao Aquário de Fortaleza. O estudante faz parte do movimento “quem dera ser um peixe…”.

O governador Cid Gomes, disse que no seu governo já investiu mais que o dobro dos governos passados. Ele enumerou várias obras realizadas e disse que a responsabilidade do ensino superior no Brasil é do governo federal. Sobre as reivindicações, Cid disse que existem pessoas interessadas na melhoria da universidade, mas no meio dos manifestantes há os que querem fazer “politicagem ridícula”. “Não aceito provocação e com relação aos cartazes ‘quem dera ser um peixe’, tibungo no canal,” disse.
A estudante Vladiana Feitosa, disse que desde que entrou a situação é a mesma. “Mais uma vez o governador adiou a conversa e continua dizendo que a responsabilidade é do governo federal. Ele diz que já fez muito pela educação cearense e se recusa a nos receber e ouvir nossas reivindicações. Fez isso em Fortaleza e faz isso aqui,” disse.
A reitora Otônite Cortez, disse que o ato não é novidade e que os alunos tem o direito que reivindicarem seus direitos. “O movimento é justo, mas o governo tem procurado fazer a sua parte, diferentemente de outros governos,” disse.
Os estudantes da URCA cobraram, principalmente, concurso para professores efetivos, melhorias na estrutura dos prédios e restaurantes universitários em todas as outras unidades. Segundo os manifestantes, há um déficit de 300 professores efetivos e o governo só tem realizado concursos para temporários e substitutos. O governador Cid Gomes afirmou que, após o dia 20 de julho, virá ao Crato com uma comissão para, mais uma vez, tentar chegar a um consenso com os acadêmicos.
Os agentes de saúde Juazeiro do Norte, também, fizeram manifestação cobrando insalubridade e PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários), segundo eles, prometidos pelo governador em fevereiro, mas até o momento não foi resolvido.
Dentro do prédio e longe dos manifestantes a convenção confirmou o nome do deputado Sineval Roque a prefeito do Crato. Cerca de 800 filiados, curiosos e simpatizantes acompanharam o evento que acabou sem definição de quem será o vice na chapa. Segundo informações o governador ainda tentou convencer o petista Marcos Cunha a ser o vice, o que foi descartado pelo próprio Marcos.
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.

Quixelô FM 104,9

Nosso Facebook

Seguidores

Meus Blogs

As Mais Lidas do Mês

De Onde nos Visitam