segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

EM NOTA:

Hoje pela manha em pronunciamento no Radio, o secretario municipal de Cultura de Quixelô, foi infeliz quando se reportou ao sistema municipal de Cultura. Primeiro acho eu ele precisa se inteirar mais do assunto, ele não deve saber que no Brasil o Sistema de Cultura é algo novo que ainda esta sendo implantado na maioria dos Município Brasileiro, no Ceara Quixelô foi um dos primeiros Municípios a assinar o termo de adesão em 2009, termo esse que venceria dia 31 de dezembro de 2012 e que precisa ser renovado este ano. O Sistema Nacional de Cultura passou a ser Lei em 29 de dezembro de 2012 através da emenda constitucional 071 , que acrescenta o artigo 216 A, a Constituição federal o qual institui o Sistema Nacional de Cultural. Em Quixelô criamos através de Lei Municipal que instituiu o Sistema Municipal de Cultura em 14 de dezembro de 2012, junto com o mesmo o conselho municipal de patrimônio e deixamos pronto pra serem aprovados o projeto de lei que institui o conselho Municipal de politicas Culturais. Outra coisa que talvez ele saiba que ainda é que a lei do financiamento da Cultura, ainda não foi aprovado, o repasse fundo a fundo ainda não é Lei. Passamos 03 anos organizando tentando organizar o nosso sistema Municipal, não se faz lei pra cultura em gabinete, se faz através da participação popular, realizamos duas conferencias municipais garantindo a participação dos artistas e os demais segmentos da sociedade, Aprovamos um sistema que foi bastante debatido com os artistas, principais interessados no mesmo, assim como Plano decenal deveria ter, fizemos algumas discussões sobre o mesmo em 2012, infelizmente, 2012 foi um ano a tipico, ano de eleição e isso atrapalhou bastante a continuidade das discussões sobre o plano Municipal, mas quem assumiu tem essa obrigação de dar continuidade a esse trabalho. Me admira muito o secretario ir ao rádio e demonstra tanta preocupação, no entanto na primeira reunião do ano, onde o Secult/CE e MINC convida os secretários Municipais de Cultura do Estado do Ceara o mesmo não se fez presente, perdeu ele a oportunidade de se inteirar melhor sobre o sistema e mais, discutir as proposta para o plano Estadual da Cultura, infelizmente Quixelô foi um dos poucos Município que enviou seu secretario, Eu estava presente e fui como sociedade civil, fui porque tenho o maior interesse nas melhorias para área da cultura, tenho interesse não por estar num cargo ou quero satisfazer um gestor municipal, eu faço cultura, sempre fiz e vou continuar fazendo, sou um agente cultural e continuarei atuando no meio cultural, vou atuar no terceiro setor, onde sempre atuei, Inclusive ainda não fui convidado pra plenária de discussão do plano municipal, talvez pelo fato de não eleitor do PT, ou talvez por o secretario não saber da minha atuação no meio cultura uma vez que mesmo sendo natural de Quixelô, passou mais de 12 anos sem se quer vir aqui, pois se veio jamais o vi em qualquer discussão sobre o quer que seja neste município, preferiu adotar Iguatu como sua terra e olhe que ele teve oportunidade, pois o mesmo convidado foi convidado Pela querida Socorro para integrar o núcleo Gestor do Gonzaga Mota em, o mesmo disse não, preferiu ficar no Liceu de Iguatu. Termino pedindo respeito para com a minha pessoas e também lamentando que uma radio comunitária a passe a ser um espaço usado pela gestão para noticiar inverdades, não é esse o papel do radio comunitário. O fato de ter saído da gestão, não diminuiu em nada o meu amor pela cultura podem ter certeza disso e olhem vou incomodar bastante, o meu espaço de sociedade civil ninguém toma isso aí não tem perigo, não fui convidado pra plenária do plano mas garanto que estarei lá com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.