domingo, 25 de maio de 2014
Manifesto em prol do ensino superior leva milhares de pessoas às ruas de Iguatu
“Anseio que virou clamor de uma região”, foi assim a definição que muitos deram e a expuseram em gritos de ordem, na manifestação em prol de um ensino superior na cidade de Iguatu. O manifesto deste sábado (24) reuniu milhares de estudantes, representantes de entidades, políticos e sociedade civil em geral que percorreram em caminhada pelas principais ruas da cidade.
O movimento ganhou várias bandeiras de reivindicações como a implantação de um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), ampliação dos cursos da UECE e da URCA e uma Faculdade de Medicina, essa última, uma perda mais recente devido a uma manobra de última hora no edital que regia a habilitação dos cursos nos municípios, fazendo com que Iguatu perdesse a faculdade para a cidade do Crato, conforme repassou a administração municipal.
Partindo da Praça da Matriz jovens, homens e mulheres seguiram por ruas do centro da cidade chamando atenção do comércio local, “Iguatu passa por um momento de pleno desenvolvimento econômico, e a vinda de centros universitários iria consolidar esse etapa em nosso município, além de nós colocarmos em pé de igualdade com regiões como cariri e vale do salgado”, disse Cesar Ferreira comerciante local.
O movimento espera ainda sensibilizar os governantes das esferas Federal e Estadual no tocante a inércia da conclusão da Cidade Universitária (na Avenida Dário Rabelo). “Formamos diretrizes e vimos que temos capacidade de compomos uma comissão. Temos que caminharmos juntos, elaboraremos relatórios quinzenais onde cada gestor municipal e seu representante no congresso vão mostrar através de dados de ações o que fizeram em prol do movimento”. Afirmou Agenor Neto entusiasta do manifesto e líder político.
Já Aderilo Alcântara prefeito de Iguatu, destacou a pacificação do manifesto, “aqui é um momento do povo, de famílias de bem, todos puderam reivindicar trazer suas cartazes faixas de forma ordeira, isso mostra que nossa região é esclarecida e politizada. Somente assim iremos conquistar o avanço que pensamos ser necessários nessa área”, concluiu Aderilo
A ocasião contou com o comparecimento de vários políticos não só dá cidade como também de cidade do Centro-sul num total de oito prefeitos marcaram presença, “esse movimento ganhou força e chegou à nossa cidade, Iguatu tem potencial e nossa região é carente nesse sentido, vamos unir forças com único objetivo”, afirmou o Presidente em exercício Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) Expedito José.
Veja as entrevistas e os melhores momentos da manifestação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.