quinta-feira, 11 de abril de 2019

Universitários reclamam de precariedade no transporte em Quixadá

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Quixadá denunciam precariedade no transporte utilizado por eles. Nesta terça-feira (9), um dos micro-ônibus que realizam o transporte dos alunos do centro da cidade até as instituições, localizados próximos ao açude Cedro, quebrou.
A Prefeitura de Quixadá, por meio de sua assessoria, relatou que ontem (9), quando o vídeo foi gravado “um dos micro-ônibus que faz o transporte quebrou e ficou só um na rota, por isso a superlotação. Hoje (10) foi colocado um ônibus complementar alugado para tentar diminuir o transtorno”, afirma.
Segundo relatos de um estudante que não quis se identificar, “na maioria das vezes entram muitos alunos nesse mesmo ônibus cuja a capacidade é de aproximadamente de 30 pessoas sentadas e umas 20 em pé”, relata. “Além da superlotação não é feito a manutenção do ônibus, a porta não funciona e vai totalmente destravada, com vários alunos se segurando nela por falta de espaço”, complementa.
Transporte gratuito 
Distante sete quilômetros do centro da cidade, cerca de 3.000 mil alunos usam o transporte cedido pela prefeitura. Em 2007, a Prefeitura de Quixadá fez um acordo com as duas instituições de ensino, assumindo o compromisso de transportar gratuitamente com ônibus escolar os alunos matriculados até a implantação de linhas regulares de transporte coletivo.
“Mesmo com o acordo defasado, que não se criou medidas para amenizar os problemas, a prefeitura vem mantendo mais de um micro-ônibus, ele vai e volta várias vezes, só que em horário de pico ele superlota”, ressaltou a assessoria da prefeitura.
A implantação para um serviço de transporte público começou a ser negociada em 2017, mas as empresas de transporte não teriam interesse na rota. Um estudo está sendo feito para resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.