terça-feira, 9 de novembro de 2010

CRUZEX V - Força Aérea Brasileira realiza simulação de guerra no Nordeste



A região do Nordeste é o palco, entre os dias 27 de outubro e 19 de novembro, para o maior exercício de combate aéreo combinado da América do Sul, a Operação Cruzeiro do Sul V (CRUZEX V).
Este evento tem a participação das Forças Aéreas do Brasil, Estados Unidos, França, Argentina, Chile e Uruguai, além de outros países que estarão como observadores.

Durante alguns dias, nos ares do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco passarão 92 aeronaves, como os caças F-16, dos Estados Unidos e Chile , Rafale, da França e F-2000, A-1, A-29 e F-5EM, do Brasil.

O treinamento realizado é uma guerra aérea simulada, que acontece a partir de um conflito fictício envolvendo a invasão do país Amarelo pelas tropas do país Vermelho e a posterior intervenção de uma coalizão liderada pelo país Azul. Estes países fictícios foram divididos entre o territórios dos três estados nordestinos.
CONCENTRAÇÃO - A maior parte das aeronaves envolvidas ficarão em Natal, Recife e Campina Grande, enquanto na a Base Aérea de Fortaleza vão operar as forças hostis.

A coordenação da CRUZEX V é da Força Aérea Brasileira a tem o objetivo principal de treinar as Forças Aéreas envolvidas no planejamento de operações combinadas com países aliados, nos mesmos moldes utilizados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em conflitos internacionais.

Estarão participando 2.500 militares brasileiros e estrangeiros, incluindo observadores da Bolívia, Equador, Canadá, Reino Unido, Colômbia e Paraguai. As atividades aéreas ocorrerão entre os dias 6 e 19 de novembro. No dia 10 será realizado o dia de atendimento à imprensa e no dia 13 o evento Portões Abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.