Longin no Blog Aqui

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Poeta Lourival Pereira Lima receberá o Título de Cidadão Iguatuense


Vereadores Jarim, Ronald e Nelho Bezerra, ao lado de Lourival Pereira Lima

O vereador Ronald Bezerra, apresentou nesta terça-feira, 09, um projeto de lei nº050/2010 onde concede o título de cidadão iguatuense ao poeta Lourival Pereira Lima.“ É um grande amigo e artista que merece todas as homenagens possíveis. Realiza um belo trabalho em defesa da nossa cultura e decidimos oferecer o título de cidadão da nossa cidade” declarou Ronald Bezerra.

O repentista ficou emocionado ao saber da homenagem e falou para a nossa reportagem,” fico feliz com esta lembrança do meu vereador Ronald Bezerra e de todos os vereadores. São mais de 30 anos trabalhando pelo bem desta cidade nesta área cultural e quero fazer muito mais por este povo que me acolheu de uma forma tão carinhosa” afirmou Lourival.

Histórico do homenageado

Lourival Pereira Lima – “Lourival Pereira”. Poeta, repentista, cantador, músico, compositor, radialista e escritor, nasceu aos 5 de janeiro de 1950 no sítio Bom Jardim, município de Jucás – Ceará. Filho de Arcênio Pereira Lima e Ana Firmino Gomes. Teve seis irmãos: Helena, Edval, Elizon, Odilon, Manuel e Maria.

Tinha um tio cantador “Antonio Pereira” que sempre visitava sua casa paterna para cantorias, o que logo despertou em seu íntimo o desejo pela cantoria. Tão cedo iniciou suas composições que o levou a se tornar um grande poeta cantando ao lado de grandes poetas e repentistas nacionais.

Em 1968 deu inicio a carreira artística e em 1970 já estava em Recife, na capital Pernambucana. Participou dos programas na Rádio Repórter e TV Universitária na Cidade Universitária de Recife. E em outubro do mesmo ano volta a sua terra natal. Passado dois meses viajou para São Paulo onde esteve e aprendeu outra profissão “pintor profissional” em uma metalúrgica paulistana. Já em março de 1973 volta a sua terra e vai morar em Juazeiro do Norte dando inicio a carreira de comerciário.

No inicio de 1975, vem para Iguatu e fixa sua moradia, dando início a sua vocação poética. No início de carreira fez dupla com Louro Guedes e em seguida passou a ser titular do programa AO SOM DA VIOLA com o poeta Chico Crisanto às 13 horas da tarde, na antiga Rádio Iracema. Fez também dupla com o poeta Zé Ferreira no programa “Violas de Ouro” na Rádio Jornal, no qual foram campeões do Festival da Diocese em Fortaleza, recebendo das mãos do Reverendíssimo Arcebispo Dom Aloísio Lorscheider o troféu VIOLA DE OURO.

Nos anos seguintes teve o programa “Bom dia Sertão” das 5:30 às 6h; programa “Sertão por dentro e por fora” às 16:30 na Rádio Cidade. Em 1980 chegou a fazer dois programas por dia. Gravou o seu primeiro DISCO de VINIL pela gravadora Chantkler e Continental – gravadora de peso nacional. Nesta mesma década no dia 23 de fevereiro de 1980 casou-se com MARIA CANDIDO DE OLIVEIRA, onde tiveram um casal de filhos Mikahel Pereira e Mikahela Pereira – graduando-se em fisioterapia.

Já na década de 90, participou do programa “Gente de Expressão” na TV Bandeirantes com a apresentadora Bruna Lombardi – um programa que apresentava grandes personalidades da cultura brasileira; participou do programa “Szacaro no Almoço”; participou também do programa Show de Calouros no SBT conquistando o 1° lugar; participou várias vezes do programa Ceará Caboclo ao lado do apresentador Carneiro Portela; acompanhou Carneiro Portela no programa Nordeste Caboclo; participou com Dílson Pinheiro do Programa de mesmo nome Ceará Caboclo; participou por muitas vezes do programa Geraldo Amâncio e Convidados pela TV Jangadeiro e, do programa Ao Som da Viola com Geraldo Amâncio na TV Diário.

Em Iguatu fez o programa Entardecer no Sertão com o poeta Chico Alves em seguida Amanhecer no Sertão onde gravou pelo CTN Centro de Tradição Nordestina em São Paulo um DISCO com o poeta Chico Alves com quem fez dupla. Contou também durante nove anos com a parceria do amigo e poeta Paulo Nascimento.

Em Iguatu criou vários programas de rádios de muito sucesso, entre eles: Ao Som da Viola, Sertão por dentro e fora, Entardecer no Sertão, Bom dia Sertão, Viola de Ouro e Amanhecer no Sertão que já está a 35 anos no ar.

Pelo Brasil participou de dezenas de festivais de norte a sul competindo com os maiores nomes da viola nacional: Ivanildo Vila Nova, Pedro Bandeira, Geraldo Amâncio, Irmãos Batista – Lourival, Otacílio e Dimas. Esteve em quase todas as capitais brasileiras inclusive fez grande sucesso no exterior, quando cruzou a fronteira para cantar e encantar seus fãs na Bolívia, em Guaiará, em Santa Helena na Venezuela e nas Guianas Francesas sempre revendo os conterrâneos e fãs do seu trabalho.

Lourival Pereira também é um grande compositor onde teve várias composições gravadas por artistas nacionais entre eles: Amazan ( O Forró, o negócio dela) , Neto Catoaba de Mastruz com Leite ( O bicho da minha prima) , Bartô Galeno ( Amor caliente) , Carlo André ( O amor que temos) , Evaldo Lucena (Por que será), Amado Edison (porque será) Onildo Barbosa ( A voz de um apaixonado), Castanha e Caju, Cristiane Neves e tantos outros artistas.

No dia 26 de outubro de 2010 a Prefeitura Municipal de Iguatu pela Secretaria de Cultura e Turismo reconhecendo o grande valor deste cidadão, prestigiou-lhe com o lançamento do Cordel 30 anos de Carreira Poética de Lourival Pereira com um chá poético na Biblioteca Pública Dr. Matos Peixoto. O evento contou com uma grande presença do público que prestigiaram o poeta popular. Convidados, poetas e familiares do homenageado se fizeram presentes a este momento. Lourival Pereira agradeceu a oportunidade e emocionado pela presença de tantos amigos poetas conclamou esta frase poética: “Confesso que depois de tantos elogios sinto-me super carregado de emoções e o coração por não suportar as descargas emocionais; abriram-se os vasos lacrimais banhando-me neste grandioso momento com uma maior expressão dos meus sentimentos.

Por tudo isso, é que homenageamos um dos maiores poetas do povo e poeta do coração Lourival Pereira Lima.
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.

Quixelô FM 104,9

Nosso Facebook

Seguidores

Meus Blogs

As Mais Lidas do Mês

De Onde nos Visitam