terça-feira, 7 de dezembro de 2010

1º FESTIVAL DO PEIXE DO SITIO ILHA GRANDE QUIXELÔ

Dr:Paulo Ladin,Marta secretária de agricultura,Maximiliano secretário de Aqüicultura e Pesca de Orós,Marceila Engenheira de Pesca.
Prefeito Gilson
O festival do Peixe de Quixelô foi criado objetivando uma confraternização entre os Grupos de Piscicultura e os parceiros que acreditaram no projeto. É uma bela iniciativa, idealizado pelo prefeito Gilson Machado e a Secretaria de Agricultura e meio Ambiente de Quixelô que desde Março de 2009 vem se empenhando em trazer este projeto para o nosso município.
A festa contou com presenças ilustres que fizeram a diferença para o festival. Gilson Machado e Marta Rocha deram um show de maestria e conduziram a festa de forma leve e agradável. Dentre os convidados que marcaram presença estiveram o Superintendente do Banco do Brasil Dr.Geraldo Sucupira, o Coordenador da Pesca do Estado (Codep) Maximiliano Dantas e o secretário de Aqüicultura e Pesca de Orós Dr. Paulo Roberto Cândido Landim, padrinho do projeto.
O projeto de Piscicultura do município de Quixelô começou no mês de Maio de 2010 e teve sua primeira despesca em novembro do mesmo ano. Os dois grupos juntos venderam mais de 10 toneladas de Tilapia. Segundo a responsável técnica pelo projeto a Engenheira de Pesca Marceila Bernardo, ”... o grande responsável pelo sucesso de vendas no primeiro lote foi à garra e o compromisso dos grupos. Em cinco meses e meio nossas tilapias já estavam na media de 1,2 kg, o peixe neste tamanho tem um valor comercial mais alto e conseguimos vender o quilo de tilápia entre R$ 4,50 a 5,00 trazendo assim, mais lucro para a comunidade. Segundo a secretária de Agricultura de Quixelô Marta Rocha “... Este projeto é sinônimo de desenvolvimento para as comunidades de Ilha grande e Boa vista do Jiqui que são as comunidades mais distantes da sede e por isso foram as mais esquecidas por gestões passadas e através de um pensamento do nosso Prefeito Gilson Machado em explorar nossos potenciais naturais apostamos em Piscicultura para esta região,pois a mesma e banhada pela águas do açudes Orós que hoje leva o apelido carinhoso de “nossa industria pesqueira”

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.