Longin no Blog Aqui

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Profetas acreditam que 2011 será de boas chuvas para o plantio


Com humildade, Antônio de Meneses, 80, acredita que as chuvas dependem mesmo é da vontade de Deus. Por isso, nega que os sábios do campo façam profecias. Nem sempre as previsões se cumprem. “Essa aqui é a reunião do ‘falso profeta’. Eu aprendi que quem decide mesmo se vai chover ou não é Deus”, explica. Ainda assim, ele defende o saber do homem do campo que tem um olhar mais sensível aos sinais na natureza e é uma referência quando os demais agricultores precisam definir a hora de plantar.

Observando o sol, ele acredita que esse vai ser um ano de inverno bom. “Eu vou esperar que venha chuva. O sol alvinho é um bom sinal”, comenta. Sua previsão foi confirmada pela maioria dos profetas que participaram do XV Encontro dos Profetas das Chuvas, realizado neste sábado no antigo Clube dos Agrônomos, próximo ao açude do Cedro.

No ano passado, a maioria dos profetas apostou num inverno bom, mas a previsão logo foi contrariada pela seca. Ainda assim, neste ano, eles se mostraram otimistas. “Afinal, se formos em busca de uma coisa certa, não existe mesmo”, conforma-se Seu Antônio.

De certa forma, as chuvas que já caíram nos últimos dias de 2010 e início de 2011 confirmam as previsões que vêm fazendo para este ano. Quando eles afirmam que o Ceará terá um bom inverno, estão se referindo a chuvas regulares, o bastante para beneficiar o agricultor.

Odílio Oliveira, 69, agricultor “de nascença”, veio de Tejuçuoca para participar do Encontro, e defende que a previsão da natureza é uma coisa bastante fina. “No ano passado, acreditei que ia chover bem e o Ceará ficou seco. Antes disso, eu acertava tudinho”, relembra.

Segundo ele, desta vez o pau d’arco teve boa floração. O tempo quente que o cearense está sentindo nesta época do ano também indica chuvas nos próximos meses. “O inverno vai ser regular. Vai chover de março para abril”.

A profetiza Maria de Lourdes Leite, 73, primeira mulher a fazer previsões durante o Encontro, também acredita que o agricultor terá um ano bem mais farto que em 2010. “Pelas experiências que fiz, com sal, observando as formigas, vi um bom inverno”.

ENTENDA A NOTÍCIAOs profetas da chuva realizam a previsão do tempo com base em conhecimentos empíricos, apoiados na observação no campo. Com sensibilidade mais aguçada, estes homens e mulheres são referência nas comunidades onde vivem.à disposição da Justiça.
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.

Quixelô FM 104,9

Nosso Facebook

Seguidores

Meus Blogs

As Mais Lidas do Mês

De Onde nos Visitam