terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Saúde Pública: Cidades com alto risco de dengue

Os Municípios de Acopiara, Crato, Iguatu, Potengi e Tarrafas estão classificados na situação de risco muito alto no mapa da dengue do Ceará. A advertência foi feita pelo secretário da Saúde do Estado (Sesa), Arruda Bastos, no lançamento da Caravana da Dengue nesta região.

Em 2010, foram notificados no Crato 1.700 casos suspeitos de dengue, sendo 1.400 positivos. A coordenadora do programa de combate à doença, Aline Franca, acrescenta que a preocupação é maior porque, com a chegada do período chuvoso, o risco de incidência aumenta. Segundo ela, a identificação de áreas com maior densidade do mosquito vetor deverá ser priorizada no controle, com um aumento nas visitas domiciliares, ações educativas e de mobilização social.

Preocupada com este quadro, a Secretaria de Saúde do Crato intensificou o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Além do trabalho permanente que acontece por meio dos ciclos de visitas aos domicílios durante o ano, foi desencadeada uma campanha educativa nas escolas e emissoras de rádio com o objetivo de mobilizar a sociedade no combate ao mosquito. O maior número de focos, segundo a Secretaria de Saúde do Crato, está localizado nas residências da periferia.

Estão mobilizados 196 agentes de saúde que realizam as ações preventivas em todos os bairros da cidade. "Devemos ficar em alerta, pois há a possibilidade de grandes surtos da doença. Toda a população deve se unir e eliminar tudo quanto possa acumular água ou esteja desprotegido da chuva", explica Aline, acrescentando que, para combater a dengue, basta realizar ações simples: não deixar água acumulada em nenhum tipo de local ou recipiente. Manter as caixas d´água tampadas também é uma medida preventiva contra a doença.

Do acordo com levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Estado, dos 184 Municípios cearenses, 41 estão classificados com risco alto de epidemia em 2011 e 45 com risco muito alto. Na macrorregião do Cariri, são classificados como de risco alto os Municípios de Altaneira, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Cedro, Jardim, Jucás, Nova Olinda, Orós, Piquet Carneiro, Salitre e Santana do Cariri.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.