segunda-feira, 23 de maio de 2011

Agentes do Pró-Cidadania realizam encontro estadual em Milhã com medo de extinção


O coordenador estadual do programa ouviu as reivindicações de todas as cidades.

A cidade de Milhã, no Sertão Central cearense, recebeu na última sexta-feira, 20, as principais autoridades da Segurança Pública do Estado do Ceará, momento que os mesmos participaram do 1° Encontro Estadual do Pró-Cidadania. Iniciado em 2009 com o objetivo de dar mais estrutura de segurança pública nos municípios que não contam com o Ronda do Quarteirão (menos de 50 mil habitantes), o programa coopera com as autoridades municipais na preservação do patrimônio público e proteção aos cidadãos, sem, no entanto, entrar em atividades específicas e constitucionais das polícias civil, militar ou guardas municipais.

Estiveram presente ao encontro as principais autoridades da cúpula da Segurança Pública do Ceará, como a do Coronel Deladier Feitosa Mariz, na qual classificou o programa como um sucesso em todo o estado do Ceará e na sua visão jamais poderá ser extinto devido a sua importância para a proteção, principalmente do patrinômio público. De acordo com Deladier outros estados estão copiando a iniciativa pioneira, devido o seu sucesso de aceitação da população.

Quem falou com a reportagem, foi o Coronel William Alves Rocha, criador e atual Coordenador Estadual do Programa, explicou como funciona o programa e garante que o objetivo nunca foi economizar recursos da Segurança Pública, mas, buscar ainda mais agentes comunitários nas cidades pequenas. Ele deixa claro que os agentes não podem exercer atividades da Polícia Militar, tampouco usar armas, mas podem efetuar prisões caso seja necessário para manter a ordem. “Sobre a problemática de algumas cidades não terem ainda viaturas, é devido um impasse na licitação das concorrentes que a justiça ainda está pra julgar”, destacou.

Quem esteve presente também foi Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Roberto Claudio, na qual se comprometeu em buscar meios para manter o programa. O Prefeito Municipal de Milhã, Claudio Dias, o Comandante da PM o Coronel Edvar Azevedo, o Major Mauricio dos Bombeiros, Subtenente Juarez. Ao todo 56 cidades estavam representadas por agentes do Pró-Cidadania que participaram do evento. Foram discutir o futuro do pró-cidadania, e vários outros assuntos de interesse daqueles que fazem parte do programa.

O coordenador estadual do programa ouviu as reivindicações de todas as cidades, e comprometeu-se de levá-las até o Secretário de Segurança Pública do estado. A iniciativa do encontro foi do Agente Marcio Pinheiro da cidade de Milhã.



Fonte: Revista Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.