quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mais de 7 mil idosos sofrem violência no CE

A violência, muitas vezes, é associada ao uso da força que interfere na integridade física do ser humano. Contudo, quando se trata de idosos esse significado vai muito além. Pesquisa referente a 2009 e divulgada ontem pelo Censo para Mapas de Riscos Sociais (Cemaris), órgão ligado a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), registrou 7.219 denúncias de violência contra idosos nos municípios cearenses.

Os números também revelam que, em primeiro lugar, referente à natureza do ato violento, com 27,5% dos casos, está a violência patrimonial, que consiste na retenção, subtração, destruição parcial ou total de objetos pertencentes aos idosos. Em segundo lugar está a negligência (abandono), com 19,8%. Em seguida, vem a violência psicológica, representando 16,2% do total. Já a violência física ficou classifica na 4ª posição com 11, 6% dos casos.

Segundo a presidente do Conselho do Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi-CE), Lucila Bomfim Ponto, um dado impressionante divulgado pelo Mapa é que 5.992 (83%) das denúncias são decorrentes da violência doméstica, ou seja, acontecem dentro da própria casa e, geralmente, é cometida por familiares ou companheiros desses idosos. Outras 759 foram provenientes da violência coletiva, cometida por estranhos. O menor índice foram os casos de violência autoinfligida, quando o próprio idoso se violenta, com 468.

Fonte: Diário do Nordeste

LEIA MAIS ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.