quarta-feira, 6 de julho de 2011

Naufrágio mata 197 pessoas no Sudão

Cartum, Sudão. Um barco cheio de refugiados com destino à Arábia Saudita afundou na costa do Sudão, matando 197 pessoas, informou, ontem, uma agência de notícias sudanesa ligada ao governo. A embarcação teria pegado fogo. Três pessoas foram resgatadas com vida.

O barco zarpou do Estado Mar Vermelho, um dos 26 Estados do Sudão, e viajou por quatro horas em águas territoriais sudanesas antes do incêndio, segundo a agência de notícias.

Autoridades locais ainda realizavam buscas à procura de sobreviventes. A informação não pôde ser confirmada de maneira independente.

De acordo com o governo, o transporte dos imigrantes ilegais aconteceu em Porto Sudão, que abriga o principal porto do país. Porto Sudão é a capital do Estado Mar Vermelho. A agência disse que os proprietários do barco, todos iemenitas, foram detidos, embora não haja mais detalhes sobre eles.

Crime

Uma segunda tentativa de transportar 247 imigrantes, a maioria do Chade, Nigéria, Somália e Eritreia também foi descoberta no mesmo Estado, diz a agência, sem dar mais detalhes.

O tráfico de pessoas é frequente no Sudão. Os responsáveis pelo transporte usam embarcações manufaturadas localmente e se aproveitam das áreas sem controle do país, tomado pelo conflito.

Nos últimos anos, vários incidentes com imigrantes ilegais que seguiam para outros países foram registrados na costa do Sudão. Milhares de imigrantes africanos arriscam-se em rotas perigosas para escaparem dos conflitos em seus países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.