sexta-feira, 19 de agosto de 2011

20 mil criadores são notificados por não vacinarem seus rebanhos contra aftosa

Cerca de 20 mil criadores de bovinos e bubalinos foram notificados pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), segundo o próprio órgão, por ignorarem as exigências da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2011. Os produtores deixaram de imunizar seus animais na primeira etapa da campanha e foram convidados a comparecer a um escritório da Adagri ou da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará).
O número apresentado pelo presidente da Adagri, Augusto Junior, em entrevista ao jornal Alerta Geral, nesta sexta-feira (19), representa pouco mais de 7% do total do rebanho. O primeiro momento da iniciativa alcançou 92,54% de vacinação. Ele afirma que os casos são analisados separadamente e os reincidentes são obrigados a pagar a multa, pela negligência com seus próprios rebanhos. Além do valor de R$ 14,00 por cabeça de bovino ou bubalino, os criadores precisam comprar a vacina, que custa R$ 2,00, mediante autorização da Adagri.
Apesar das notificações e aplicação de multas, Augusto Junior lembra que “a missão não é punir, não é penalizar, não é multar, e, sim, educar. Mas àqueles produtores que são reincidentes, que insistem em não vacinar o seus rebanhos, é aplicado o rigor da lei”.
Nos Inhamuns
O correspondente Alverne Lacerda, do município de Tauá, trouxe números da região no Alerta Geral desta quinta-feira (18). Segundo o radialista, 792 criadores de gado serão multados em Quiterianópolis, Parambu, Arneiroz, Aiuaba e Tauá.

Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.