quinta-feira, 22 de março de 2012

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente comemora com alegria o Dia Munidial da Agua



QUIXELÔ:Aconteceu nesta quinta feira no municipio de Quixelo um evento especial em comemoração ao dia mundial da agua.O evento foi realizado pela secretaria de agricultura e meio ambiente em parceria com o SAAE E Secretaria de Educação.A programação contou com a presença ilustre do vice prefeito Jose Simao da Silva ,Marta Rocha secretaria de Agricultura ,sub secretario Jose Viera, o coordenador do meio ambiente Tiago Jefferson,o Diretor do SAAE,Silvio Cesar ,Marcia Maria diretora do colegio Jose Maia Filho E os professores.O evento ficou marcado por palestras educativas e a realização de um grande debate em seguida os alunos sairam em passeata pelas ruas de Quixelo com o intuito de sensibilizar os municipes sobre a importancia em preservar a agua.
"Dia Mundial da Água
DMA
Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, consequentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas - ONU institui, em 1992,

"22 de Março - Dia Mundial da Água"

Por conta disso, a ONU elabora um documento afim de sistematizar medidas e informações que conscientizem ecologicamente a população e governantes com a questão da água. Intitula-se:

"Declaração Universal dos Direitos da Água"

São eles:
"A água faz parte do patrimônio do planeta.
Cada continente, cada povo,cada nação,cada região,cada cidade,cada cidadão
é plenamente responsável por ela diante de todos."

"A água é a seiva do nosso planeta.
Ela é condição essencial da existência de todo ser vegetal, animal ou humano.
Sem ela não poderíamos conceber a atmosfera, o clima, a vegetação, a agricultura ou a cultura."

"Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia."

"O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam."

"A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras."

"A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo."

"A água não deve ser desperdiçada, nem poluída , nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis."

"A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado."

"A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social."

"O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra."

Vale lembrar que, apesar de todo este louvável apelo da ONU, só através da Educação é que o Homem irá se conscientizar da importância da Água em nosso Planeta, dando a ela o que espera receber:
Respeito e Gratidão.

Nada mais significativo do que a Criança para se iniciar tais conhecimentos. É na infância que se podem formar cabeças saudáveis e responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.