Longin no Blog Aqui

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Técnicos Preparam Urnas Eletrônicas para Eleições


A Justiça Eleitoral do Ceará, está realizando os últimos preparativos para as eleições 2010, em Iguatu, o cartório eleitoral já está com 2.132 urnas eletrônicas, que pertencem a mais de 20 municípios do Centro-Sul e Cariri. Na verdade, as urnas nunca saíram de Iguatu, todas elas foram utilizadas nas últimas eleições e ficam armazenadas no depósito do cartório.

Periodicamente, dois técnicos de urnas do TSE, realizam a manutenção de todas as máquinas, estes técnicos são responsáveis pela preparação e suporte destes equipamentos, durante todo o processo eleitoral. São eles que cadastram as senhas de inicialização, ligam e inseminam (colocam os dados dos candidatos) as máquinas, dentre outros procedimentos necessários para o bom funcionamento destes aparelhos.

“A cada 45 dias, fazemos o que chamamos de RANIN, que é o ajuste de todas as urnas e uma forma de detectar os defeitos para que não possam atrapalhar a votação durante a eleição”, afirmou o técnico Antônio Cabral.

Os técnicos de pólo, por sua vez, executam as mesmas funções que os técnicos de urna, mas, exercem também função administrativa, gerenciando os equipamentos que se encontram nos pólos de urnas (cidades que armazenam urnas de cidades próximas) e monitorando os trabalhos dos técnicos de urna.

“Passamos por uma seleção que possui um certo rigor, mas, nós não possuímos a autorização para abrir a urna e realizar determinados consertos, nós identificamos o defeito e enviamos para os técnicos da empresa que fabricou as urnas para fazer a real manutenção. Esta é a orientação do TSE”, disse o outro técnico do TSE, Josenildo Oliveira.

No depósito estão armazenadas urnas que foram utilizadas nas eleições de 2000, 2004 e 2008. Questionamos os técnicos sobre a possibilidade da vinda de mais urnas para Iguatu, onde nos responderam: “não fomos informados, até o momento, sobre a vinda de novas urnas para estas eleições, e pelo andamento, isto não deverá acontecer” declarou Antônio Cabral
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.

Quixelô FM 104,9

Nosso Facebook

Seguidores

Meus Blogs

As Mais Lidas do Mês

De Onde nos Visitam