sexta-feira, 29 de abril de 2011

Filhote de pássaro raro vira atração em Iguatu


Urutau chamou a atenção de populares em Iguatu – foto- Alex Santana
Um filhote de Urutau, cujo nome científico é Nyctibius griseus, nome que em Tupi-Guarani significa Ave-fantasma, adotou o Distrito de Quixoá como sua casa. O Urutau foi visto e registrado pela primeira vez na manhã desta quinta-feira (28), em Iguatu, onde, numa árvore completamente ressecada, passa os dias totalmente imóvel. À noite, ele faz ecoar um canto melancólico, parecido com um lamento humano, e é alimentado pela mãe que durante o dia fica escondida.

Na natureza o Urutau vive em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados e é encontrado praticamente em toda a América Latina, apesar de ser considerada uma ave rara. Põem um único ovo, a cada ciclo, geralmente em um tronco oco, porque não constrói ninho. O ovo é chocado pelo macho. O tempo de incubação dura, aproximadamente, 33 dias. O filhote permanece mais 51 dias no ninho, um dos períodos de desenvolvimento mais longos para as aves no continente americano.


Atração

O Urutau se tornou atração, no Distrito de Quixoá em Iguatu, muita gente perguntando “o que era aquilo”. Ao serem informadas que se tratava de um pássaro raro, as pessoas se admiravam, intrigadas com o estranho e imóvel “pedaço de pau”, pois esta é a sua aparência.

O proprietário do terreno onde se encontra a ave, Zé Diadolino, falou sobre a ave, “ meus pais e avós falavam muito sobre esta ave e nunca tinham visto, aqui na região existem muitas lendas sobre este animal e agora com o registro dele aqui a curiosidade do povo é enorme” disse. Durante a noite, quando iluminados por uma lanterna ou um “flash” de máquina fotográfica, os olhos do Urutau refletem uma luz avermelhada, visível à grande distância. A boca, enorme, é parecida com a de um sapo Cururu. Esta aparência assustadora é usada como arma para afastar a maioria dos predadores.

O técnico da Secretaria de Agricultura, Joaquim Feitosa explicou para a reportagem do site Iguatu.net o momento raro que estava sendo registrado, “ esta é a primeira vez que está sendo registrada com imagens a presença deste pássaro em Iguatu, algo raro e no dia de comemoração Dio bioma da caatinga, é um sinal de que esta espécie rara está se procriando, pois é um filhote e com certeza os pássaros adultos estão na região cuidando dele” afirmou.

O Urutau possui outro mecanismo de defesa. São duas aberturas instaladas em suas pálpebras. É por esse “olho mágico” que ele consegue enxergar em todas as direções sem precisar mexer muito a cabeça. Essa fenda também controla o movimento que ele faz quando algum predador se aproxima. Lentamente, ele estica o corpo e levanta a cabeça até a cauda tocar o tronco. Sem abrir os olhos, a camuflagem se torna tão perfeita que o inimigo não consegue percebê-lo. Com isso, confunde-se com uma ponta de galho seco ou o prolongamento de uma estaca, uma camuflagem chamada “mimetismo de galho”. Na placa do estacionamento onde a ave permanece durante o dia, entretanto, ela se destaca.

Outro técnico da Secretaria de Agricultura, Leandro Lopes, esteve presente no local e acompanhou o registro fotográfico, “ é algo muito raro, este registro fotográfico é importante para a nossa cidade, muitos populares criaram lendas sobre este pássaro e nunca viram, agora que está confirmada a presença deste animal em Iguatu, temos a certeza que irá chamar a atenção de centenas de pessoas” declarou.

O Urutau só dorme quando se sente totalmente seguro. Sai à noite para se alimentar de insetos noturnos, em especial de grandes mariposas, cupins e besouros. Ele caça em vôo, nunca pousa no chão, preferindo voar alto de uma árvore para outra.

O pássaro também atrai várias lendas. Na Amazônia acredita-se que as penas da cauda do Urutau protegem a castidade. Por isso, a mãe varre debaixo das redes das meninas com uma vassoura feita com estas penas. Outra lenda garante que aquele que escrever uma carta para a pessoa amada com a pena do urutau terá o amor correspondido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.