terça-feira, 22 de novembro de 2011

Escolas participam do combate ao consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes em Iguatu

A partir do próximo dia 28 de novembro a Secretaria de Educação em parceria com os militares do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) irão realizar uma campanha de conscientização nos bares que estão localizados nas proximidades das escolas municipais.
Cartazes serão colocados com avisos sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas e também de cigarros para crianças, “ já temos um trabalho maravilhoso com os militares do PROERD dentro das escolas, agora iremos atuar nos estabelecimentos comerciais e bares para lembrar que existe uma Lei Federal que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para os alunos, infelizmente detectamos que existe este problema, então será um trabalho de alerta, um aviso, mas poderão ser punidos pela infração desta lei” disse Carinni de Castro, coordenadora de gestão da Secretaria de Educação.
Durante a entrevista, Carinni de Castro, apresentou um dado importante, “ estamos percebendo que na zona rural, está crescendo o índice de menores consumindo drogas e também bebidas alcoolicas, são dados novos que não existiam e infelizmente estas comunidades precisam de um acompanhamento especial”
O educador social do PROERD, Paulo Renato, afirmou para a reportagem do Portal Iguatu.Net que a venda de bebidas alcoólicas em Iguatu é um fato constante nos Bairros, “infelizmente este é um mal que está em todo o Brasil e Iguatu não foge à regra, vamos entrar nesta luta, juntos, Escolas, prefeitura, militares e o povo, esta união é importante para acabarmos com estas infrações que estão acontecendo em Iguatu” afirmou.
“É preciso estabelecer regras de convivência. Muitas vezes a própria família tem negligenciado com relação a isso. É fundamental mudar essa cultura”, afirmou Paulo Renato, acentuando que, além de transmitir conhecimentos, habilidades e competências, a escola deve cumprir com o papel de difundir valores como está acontecendo em Iguatu.
Entre os dias 28 de novembro a 02 de dezembro, várias escolas serão visitadas e claro todos os estabelecimentos comerciais próximos às unidades escolares.
“Proteger crianças e adolescentes do consumo precoce do álcool é uma questão de saúde pública. Parte dos jovens que começam a beber nesta época da vida torna-se mais tarde dependente químico, e é justamente isso que queremos evitar” destacou a Secretária de Educação, Benildes Uchoa.
“As nossas escolas já fazem este combate, mas agora iremos intensificá-lo. Sabemos que agora não estamos mais sozinhos nessa luta que tem a ajuda dos militares do PROERD ”, enfatizou Benildes Uchoa, completando que é importante que a própria família e a sociedade também abracem a causa. Segundo ela, por meio da educação é possível levar a esse público a informação de que o álcool não faz bem. Pelo contrário, destrói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.