terça-feira, 17 de julho de 2012

Marcha das Vadias denuncia violência em Curitiba


Nem mesmo as baixas temperaturas impediram que manifestantes tirassem as blusas, durante a Marcha das Vadias em Curitiba, realizada no último sábado (14), em protesto contra o machismo. O movimento, que luta pelo fim da violência contra a mulher e pela igualdade de gênero, reuniu entre mil e 1,5 mil pessoas no centro da capital paranaense, segundo a Polícia Militar.

Organizado pelas redes sociais, o evento em Curitiba tinha 3.033 presenças confirmadas no Facebook. Essa é a segunda edição da marcha, que no ano passado também reuniu mil pessoas.


O que é a Marcha das Vadias?

A Marcha surgiu no Canadá, em 2011, e está em sua segunda edição. Após uma onda de estupros ocorridos na Universidade de Toronto, um policial, convidado para orientar sobre segurança, disse que as mulheres poderiam evitar o estupro se “não se vestissem como vadias”. Essa fala gerou indignação e diversos protestos que culminaram na primeira Marcha das Vadias. O movimento, que se espalhou pelo mundo, questiona a cultura de responsabilizar as mulheres em casos de agressão sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.